Karen Sawa
Analista – Estudos de Mercado
Graduada em Administração (UDC)
***
Considerando o mercado de educação superior privado no Brasil, o número de Instituições de Ensino Superior - IES é elevado quando comparado com outros Países. A partir de 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passou a ser permitido o modelo de IES com fins lucrativos.
[caption id="attachment_12893" align="aligncenter" width="300"]
Número de matrículas no Ensino Superior foi 2,5% maior em relação ao ano anterior[/caption]
Observa-se que o número de instituições privadas em 1995 é de 684 e em 2015 totaliza-se 2.069, analisando o período de 20 anos o crescimento foi de 202%, e a média anual (1995-2015) de 5,7%.
[caption id="attachment_12894" align="aligncenter" width="300"]
Fonte: Hoper Educação com dados do MEC/Inep – Censo 2015[/caption]
No momento em que as Instituições de Ensino Superior dispõem de um alinhamento com a prática de valores de mensalidade, ou seja, a qualidade da prestação da atividade fim condiz com a mensalidade praticada pelo mercado, o posicionamento é consolidado. Para tal, é necessário a realização de um Diagnóstico Mercadológico, o que envolve, por exemplo:
- Conhecer o valor da mensalidade praticada pelos concorrentes diretos, aqueles que atuam na mesma região de captação de alunos;
- Avaliar a representatividade no mercado que está inserido (market share);
- Compreender a aceitação da marca da IES, entre outras análises.
Como é possível observar, a evolução do valor das mensalidades da graduação presencial na educação superior privada brasileira, de maneira geral, sofre alterações que condizem com a realidade econômica e social do País. Considerando o menor valor (R$676,48) da série em 2010, é explícito o momento de concorrência acirrada em relação ao valor de mensalidade para maior captação de alunos. Já nos anos seguintes, houve aumento da referência, chegando ao ápice em 2015, atingindo o valor mediano de R$ 824,08, movimento este impactado pela facilidade de inserção ao FIES, assim muitas IES viram uma oportunidade de desenvolvimento e expansão. Na fase de pesquisa de mensalidade primária Hoper, este cenário ficou evidente, o atendimento ao cliente pelos canais de comunicação das IES enfatizava o acesso ao ensino superior presencial a partir do FIES, sem muitos critérios ou restrições.
Observa-se no cenário atual que o mercado sofre com a queda no valor de mensalidade, em torno de 3%, entre 2016 e 2017, queda está impactada pelas restrições ao FIES, pela crise econômica e política que o Brasil está enfrentando. A estimativa da Hoper é que a retomada efetiva aconteça após 2018 e que a competitividade entre as IES seja alta, particularmente entre os grandes grupos consolidadores.




